Um artigo bacana saiu na Scientific American e o mesmo tema também foi abordado por uma professora da Escola d
e Medicina de Harvard, levantando a questão sobre a segurança dos fogões a gás nas residências.
Se você usa fogão a gás certamente já teve essa impressão e os cientistas há muito já sabem que os fogões a gás emitem poluentes que irritam as vias respiratórias e podem causar ou piorar problemas respiratórios.
Nos Estados Unidos existe um órgão que cuida da segurança de equipamentos e/ou dispositivos residenciais, a Consumer Product Safety Commission (CPSC), a qual, por meio do seu representante, disse que há planos da comissão para potencialmente banir os fogões a gás.
De maneira quase imediata os congressistas criaram uma legislação para proibir o CPSC de ilegalizar o
aparelhos de cozinha populares. O presidente do CPSC então recuou e esclareceu que a comissão não está planejando nenhum tipo de proibição, mas está buscando comentários do público para fazer os fogões a gás ainda mais seguros.
Organizações ligadas à medicina nos Estados Unidos, como a Massachusetts Medical Society e a American Medical Association estão tentando sensibilizar os médicos e o grande público sobre os riscos dos fogões.
Mas o que esses estudos indicam?
Cozinhar em fogões a gás tem como produto da reação o dióxido de nitrogênio e também libera pequenas partículas (com diâmetro de 2,5 microns ou menos, cuja simbologia é PM2,5) que são transportadas pelo ar, o que pode causar ou potencializar os problemas respiratórios. O dióxido de nitrogênio é produzido na reação de combustão do gás de cozinha, o nitrogênio está presente em quase 80% da composição do ar que respiramos e quando queimado vira NO2. O NO2 está ligado à asma infantil. Só em 2019, estimou-se que quase dois milhões de casos de asma infantil em todo o mundo se deviam à poluição por dióxido de nitrogênio.
As crianças que vivem em casas que utilizam fogões a gás para cozinhar têm 42% mais probabilidades de ter asma, de acordo com uma análise da investigação observacional. Embora os estudos observacionais não possam provar que cozinhar com gás é a causa direta da asma, os dados também mostram que quanto mais elevado for o nível de NO2, mais graves serão os sintomas da asma em crianças e adultos.
Vale ressaltar que não há estudos diretos ou de observação direta do uso de gás de cozinha afetando diretamente a saúde das crianças, pois isso implicaria em deixar as crianças sob essas condições. Dessa maneira, as conclusões dos estudos são indiretas ou a partir de dados cruzados ou de meta-análise.
E no Brasil?
A indicação no Brasil é que o botijão de gás fique do lado de fora da casa ou na área de serviço de apartamentos, em uma área ventilada, vale a mesma coisa para os aquecedores de água, que devem ficar na lavanderia ou na parte externa da casa.
O que acontece se um aquecedor de água ficar no banheiro? Como funciona?
O aquecedor usa o calor gerado na combustão do gás para aquecer a água, a equação pode ser assim:
metano + O2 = CO2 + água + calor,
Se você está usando água quente no banho você deve estar, provavelmente, com a janela fechada. Se não tiver oxigênio suficiente o que vai acontecer é que se formará CO, no lugar do CO2, e esse gás pode matar quem estiver tomando banho.
O gás de cozinha tem cheiro ou um odor que foi adicionado para que as pessoas saibam que há esse gás presente no ar.
Esse problema das emissões gasosas ou de gases que podem nos matar no ar que respiramos é antigo, desde o final do século XIX o pessoal das minas utiliza canários como sistema de alarme. Os mineiros levavam canários em gaiolas para o interior das minas, se o canário morresse eles deveriam sair rapidamente dali, pois isso significaria que a qualidade do ar no interior da mina não estava boa.
Uma grande diferença entre os modelos de construção nos Estados Unidos e aqui no Brasil nos coloca em vantagem nesse assunto. Nas áreas mais frias do planeta as casas e as edificações apresentam isolamento térmico muito maior do que por aqui, isso significa que as juntas e as frestas das janelas e das portas lá estão perfeitamente seladas enquanto que no Brasil não. Outro fator que nos ajuda é que nosso clima promove temperaturas maiores e nos habituamos a ter as janelas abertas. Assim, por tudo isso, o acúmulo de gás, que aparece nos estudos, no interior das casas e tudo o que isso pode acarretar, acontece com mais frequência lá.
Um caso gravíssimo de acúmulo de gás de cozinha aconteceu em São Paulo, em um shopping center, e terminou com a explosão do lugar.
Como resolver?
Ventilar a sua cozinha ao cozinhar. Abra as janelas, abra uma porta, coloque um ventilador, use exaustores, tente ventilar a sua cozinha tanto quanto possível quando estiver a usar o seu fogão. Se houver corrente de ar, esse ar novo e fresco irá diluir os gases gerados pela queima.
Vale reparar que quando comparo as condições onde os artigos foram escritos coloco a palavra gás tanto para o gás de cozinha quanto para o resultado da combustão, tanto para os reagentes quanto para os produtos da reação de combustão, e faço para deixar a leitura mais fluida.
Por fim, a comissão norte-americana recomenda o uso de fogões elétricos, pois as emissões de materiais particulados e dos gases ficariam concentradas nos polos de geração de eletricidade.
Como eu digo para os alunos do meu curso de especialização, você só terá energia limpa nesse planeta se você for uma avenca ou uma samambaia, ou seja, não há forma de se gerar energia limpa nesse planeta. Ou seja, sempre haverá emissões para a atmosfera, perto de você ou não.
Assim, quando você estiver cozinhando, ventile sua cozinha, abra uma janela, deixe seus vizinhos sentirem o aroma da sua comida!
Comments