Um corpo de uma câmera fotográfica não é nada sem uma lente, aquele conjunto de cristais côncavos e convexos bem trabalhados e alinhados na frente do seu sensor. Uma lente que tenha a distância focal, aquele numerozinho que vem escrito na lente, com um valor acima de 70 mm é chamada de teleobjetiva ou zoom. São aquelas lentes compridas que você vê(ou via) nas mãos dos fotógrafos em jogos de futebol e de basquete. Se aquele número na lente for 28 mm ou menor a lente é chamada de grande angular.
Se a lente for uma teleobjetiva a imagem formada por ela fica mais chapada ou plana perdendo a sensação de três dimensões. Se, por outro lado, a lente for uma grande angular a imagem distorce, muito mais nas bordas, mas se tem uma sensação de um espaço tridimensional. Uma fotografia feita de prédios com uma lente grande angular mostrará os prédios da beirada inclinados. Claro que, há outras e importantes diferenças entre esses tipos de lentes mas estas não interessam a esse texto!
As lentes que estão fixas nos nossos celulares são lentes 26 mm, ou grande angular, e por isso acabam distorcendo a imagem feita. As selfies tiradas com celular distorcem o nariz, na realidade distorcem todo o rosto, mas o nariz parece ser onde as pessoas mais notam ficando com o aspecto mais arredondado de batata.
O cirurgião plástico Boris Paskhover da universidade de Rutgers e colaboradores escreveram um artigo científico sobre o aumento do número de cirurgias plásticas de rinoplastia (ou plástica do nariz é a cirurgia para a correção das imperfeições estéticas ou funcionais do nariz, em inglês a expressão é nose job) em 55% no ano de 2017, essas cirurgias tinham como objetivo fazerem as pessoas ficarem mais bonitas nas selfies! Esses números também foram corroborados pela Academia Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva(em livre tradução).
Não somente o tipo da lente, mas também a distância entre a câmera e a pessoa, promove a distorção. Assim, uma foto feita a uns 30 cm mostra que o nariz cresce ou deforma próximo a 30% quando comparada com uma foto tirada a 1,50 m de distância.
Se você realmente gosta de se fotografar assim, em primeiro lugar aceite que você é bonita ou bonito e que a culpa da distorção é da lente grande angular. A distorção também pode ser devida ao tamanho do seu braço, como nem todos nós temos o braço do LeBron James(infelizmente no meu caso, me ajudaria muito nos jogos) sua foto também terá distorção.
Nos novos celulares há diversos tipos de lentes com distâncias focais diferentes, algumas lentes com distâncias focais próximas à 50 mm. Mas não será uma fotografia, feita muitas vezes às pressas, que te levará a uma mesa de cirurgia!
A distância focal, ou como os fotógrafos se referem às lentes, chamando-as apenas pelo número inscrito “estou usando uma cinquentinha” ou “uma 110 mm”, representa uma parte da assinatura do fotógrafo. Durante boa parte do século 20 os fotógrafos usaram a lente 50 mm. O fantástico fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado usou 60 mm em muitos trabalhos. Outro ótimo fotógrafo brasileiro, o Gal Oppido fotografa 90% do seu trabalho com o celular!
Lembre-se Cyrano de Bergerac era narigudo e foi eternizado!
referência: JAMA Facial Plastic Surgery Published online March 1, 2018
Nasal Distortion in Short-Distance Photographs: The Selfie Effect
Comments